terça-feira, 9 de novembro de 2010

Abordando a leitura na escola!

Podemos abordar positivamente a questão da leitura no dia a dia escolar de diversas formas. Basta estarmos focados para isso e termos um pouco de criatividade. Uma maneira interessante de fazer um trabalho voltado para a leitura é divulgar os livros da biblioteca, torná-los objeto de desejo. Da mesma forma como a mídia faz com tantos objetos diariamente. Uma ótima maneira de chamar a tenção é colocar cartazes pela escola promovendo alguns livros, bem coloridos com alguma cena que é especial da história instigar a curiosidade, que é tão natural do ser humano.
Assim como na sala de aula se expõe algum objeto e cartaz, fazendo suspense do que seria, para apresentar uma história, por exemplo, na escola também poderia ser  utilizado esta maneira lúdica de chamar a atenção à leitura. Não me refiro tão somente à leitura de livros, mas também do que a escola disponibilizar algo interessante a sua clientela, até mesmo uma importante ferramenta de acesso a informação como a internet e outros meios eletrônicos se disponíveis, é claro. 
Sempre que nos colocarmos no lugar do outro, nos questionarmos o que gostaríamos que acontecesse, e o que nos motiva, aí então, estaremos agindo criativamente e motivados. Fazendo algo significativo em favor do aluno e da educação. Tratar a leitura e escrita de forma séria é promovê-la. Por isso o acesso a livros por meio do lúdico como ferramenta para impulsionar este processo é tão fundamental ao desenvolvimento humano como marcante na formação de um cidadão.


Um comentário:

  1. Cabe a escola, ao professor, criar um ambiente alfabetizador envolvendo o aluno no mundo da leitura!!! Parece que já sabes como iniciar este processo.

    ResponderExcluir